Modalidades

bale2
bale3

Ballet Clássico

Ballet Clássico é uma forma altamente especializada de dança que combina a arte da música, coreografia e dança para criar uma expressiva obra de arte.  Verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria são seus princípios básicos.

Na nossa escola é desenvolvido o método russo Agrippina Vaganova, técnica e metodologia universalmente reconhecida no Curso de Ballet Clássico.

São 9 anos de estudo, partindo do Baby Class e passando pelas classes preparatórias. Depois disso, o aprendizado segue com sete anos de classes em ponta e aqui é difundida a técnica do ballet em aulas teóricas, práticas e anatomia aplicada à dança no aprimoramento e execução de técnica. (Baby class – a partir de 3 anos, Ballet infantil I e II, Ballet preparatório, Ballet ponta I, Ballet ponta II, III,IV, V E VI, Ballet advance). Durante estes anos, o aluno poderá compreender uma perfeita colocação postural sobre o eixo, execução dos movimentos e passos, exigindo do bailarino um total domínio e conhecimento do seu corpo.

O curso chega aos últimos anos na formação da bailarina, agora, aliando  técnica à expressão artística. A bailarina é levada a memorizar sequencias de exercícios, coreografias, iluminadas no palco onde os aplausos são a magia de horas incontáveis de ensaios. A Escola Ballet Gutierres confere ao aluno que trilhou esta formação, o certificado do Curso de Ballet Clássico Acadêmico.

Após esta jornada de 9 anos, nossa Escola oferece também o Curso de Aperfeiçoamento do Ballet Clássico Acadêmico, desenvolvido em 4 semestres de aulas teóricas e que destina-se aos alunos formados com objetivos de estudar a didática no ensino da dança clássica:

Conteúdo programático do Ballet Clássico Acadêmico;

  1. Planos de aula;
  2. Nomenclatura;
  3. Metodologia;
  4. Anatomia aplicada à dança;
  5. História da dança.

Street

Street Dance é uma dança criada, inicialmente, pelos breakers. Significa “dança urbana” do povo, um conjunto de estilos da dança de rua que se desenvolvem na realidade gestual do indivíduo, através de movimentos coordenados e harmoniosos, o que faz do corpo uma forma de comunicação.

É dançante com tênis, desenvolve a coordenação motora e precisão rítmica entre outros. Exige agilidade e movimentos rápidos e fortes.

street
jazz

Jazz

Segundo a história, surgiu nos EUA durante os séculos XVIII e XIX, atingindo o seu auge durante o século XX. Ela tem suas raízes nas danças primitivas africanas. Trabalha coordenação motora, agilidade, flexibilidade, raciocínio lógico e fortalecimento corporal.

Ritmos

Atividade dançante desenvolvida com objetivo de relaxar, bem-estar e qualidade de vida. Buscamos trabalhar a harmonia do corpo para que ele tenha mais equilíbrio e mobilidade.

Os ritmos mais utilizados nas aulas são: samba, salsa, merengue, swing (saltinho), sertanejo, dance, rock, forró, entre outros. É liberar o corpo através da dança e destes diferentes ritmos.

rimos dance

Dança Contemporânea

A dança contemporânea se caracteriza por propor intensas inovações e experimentações coreográficas, que muitas vezes misturam outros ritmos.

Na dança contemporânea, o bailarino expressa uma ideia, uma emoção ou um sentimento através de movimentos que são típicos dos tempos atuais, ou seja, são característicos dos tempos correntes.

dança contempo